Entendendo as memórias afetivas
Quando você pensa na sua infância o que vem primeiro em sua mente? Uma cena, um cheiro, um sabor? Então, como criar as memórias afetivas?
Sabemos que o ser humano é sensorial e usa os cinco sentidos a todo momento. Tudo que nos acontece durante o dia é filtrado e guardado em nossa memória ou então, descartado.
Esse processo contribui ativamente para o nosso desenvolvimento cognitivo e emocional, logo é de grande valor para as crianças. Afetividade cria vínculo, segurança e até mesmo auto estima. O contrário também é válido, pois memórias negativas despertam medo e insegurança.
Mas, em tempos que as pessoas correm contra o relógio, como criar essas memórias saudáveis? O X da questão não é a quantidade de tempo, mas a qualidade e frequência.
Vamos listar algumas sugestões para criar boas memórias?
- Sessão cinema em família: separe um dia por semana, por exemplo, toda sexta à noite, escolham juntos o filme, preparem a pipoca e viva esse momento.
- Hora do jogo em família: pode ser quebra cabeça, jogos de tabuleiro, jogos antigos, como adedonha ou detetive. Não importa o jogo, e sim o momento e as risadas.
- Leitura em voz alta antes de dormir: essa prática envolve descanso, emocional, criatividade, desenvolvimento de vocabulário entre outros benefícios. São tantos pontos positivos que a prática diária é essencial.
- Dia do sorvete: que tal separar as tardes de sábado para uma ida à sorveteria? Que tal convidar uma família amiga ou os avós? Será inesquecível!
- Café na cama no dia do aniversário: quem iria esquecer esse momento tão especial? Invista em itens que a criança goste.
- “Eu sou o líder” no dia do aniversário: deixe a criança escolher o cardápio do jantar, ou o jogo e quem sabe um filme extra nesse dia?
- Banho de mangueira: aproveite os dias quentes para resgatar essa prática tão simples, mas prazerosa… encha balões e brinque.
- Acampamento na sala: simplicidade, mas não subestime a imaginação dos pequenos. Conte histórias, use lanterna, simule um acampamento na selva. Com certeza, dias assim não tem como esquecer!
- Dia da pizza: que também pode ser do hambúrguer, comida japonesa, do hot dog… pode até unir a sessão de cinema em família com esses lanches deliciosos.
- Dancem juntos!
- Brincar juntos: simples assim… brinque em casa, no parque, na área comum do prédio, pinte uma tela… apenas brinque, sem distração, sem telas… foque no momento!
- Deixe recados para o seu filho, seja na porta da geladeira, na mochila ou em algum outro lugar visível.
O que você acrescentaria?
Lembranças e memórias
São muitas possibilidades. Seja simples e criativo. A criança não está interessada em comidas caras, passeios luxuosos, brinquedos tecnológicos. Ela deseja o seu tempo e a sua atenção, pois isso proporciona segurança e o sentimento de pertencimento e importância.
Além disso, a construção do vínculo, e consequentemente das memórias afetivas, acontece nos momentos simples e corriqueiros. o que irá estruturar a memória e as lembranças são as atitudes que são realizadas com amor.
Portanto, quais marcas você gostaria de deixar em seu filho? Quais lembranças você gostaria que despertasse em sua criança a vontade de revivê-las todos os dias?
Talvez você se interesse por: Rotina para crianças: é mesmo necessário?

