R.O.T.I.N.A… uma palavra muito usada, mas pouco explorada. O que é ter uma rotina? É mesmo necessário? Crianças precisam ter rotina? Vejamos algumas reflexões.
Fazendo uso da ciência
Quando observamos a imagem de um cérebro humano nos deparamos com uma “caixinha” organizada, como se fossem pequenas “gavetas”, e cada uma dessas gavetas possui funções específicas, todavia, interligadas como uma rede. Por exemplo: quando anoitece, o cérebro capta a mensagem da diminuição da luz, seguida de sua ausência (quando deitamos e desligamos tudo), fazendo com que a glândula pineal produza melatonina, hormônio do sono. Assim, o corpo ao receber essa mensagem, entende que é hora de desacelerar e descansar.
Mas, qual a relação de tudo isso com a rotina?
Simples: somos seres que funcionam com a previsibilidade. Nos organizamos e utilizamos o nosso tempo com qualidade quando nos preparamos para o que estar por vir. Claro, que não significa que somos todos iguais nessa organização. Algumas pessoas preferem anotar tudo em agendas ou planners; outras utilizam aplicativos ou agendas eletrônicas e ainda tem quem prefere, algo mais primitivo, como papéis na geladeira. Mas, todos de alguma forma, buscam pensar e se prepararem para o próximo dia e semana.
Tem pessoas que se planejam até a longo prazo, seja para os meses consecutivos ou quando planeja uma viagem para as próximas férias que ainda será no próximo ano.
Vida real
Já aconteceu de planejar o dia seguinte e acordar atrasado, enfrentar o pior trânsito do ano e ainda perder uma reunião ou prova? Qual a sensação no fim do dia? Que nada deu certo, nada rendeu, um cansaço extremo e muitas vezes um alto nível de irritabilidade. E por quê? Porque precisamos do mínimo de previsibilidade.
Com as crianças funcionam da mesma forma. Vamos pensar no famoso exemplo da criança brincando no parquinho e de repente o responsável começa a recolher os brinquedos e diz sem nenhum aviso “vamos embora”. Qual o provável resultado? C.H.O.R.O, pois aquela criança planejou brincar e não estava em seus planos terminar as suas brincadeiras naquele momento.
Agora, e se o adulto tivesse falado que faltava 10 minutos para ir embora, depois 5, 2 e finalmente informar que terminou o tempo. Será que a reação teria sido diferente? Provavelmente sim, pois a criança teria tempo de processar a informação de que ela brincou e que o tempo acabou.
Logo, podemos concluir…
Sim! Rotina para crianças é mesmo necessário. O ideal é que fique claro para a criança a sua rotina. Existem vários recursos práticos e visuais para facilitar a assimilação de seus hábitos diários, como quadros magnéticos com desenhos das atividades da semana, ou quadro de avisos com os primitivos lembretes ou mesmo uma grade de horários impresso para crianças maiores e adolescentes.
Mas, se algo sair da rotina?
Pode acontecer, e na verdade, ocorre com frequência. Por exemplo: meses antes do mundo conhecer a pandemia do Corona vírus, muitos haviam viagens marcadas, e de repente, tudo precisou ser cancelado. Foi um período em que muitos se sentiram assustados, por vezes com medo da incerteza, pois ninguém estava imaginando uma pandemia de tamanha proporção.
E no nosso cotidiano familiar, às vezes, acordamos atrasados ou precisamos adiar um passeio por conta de condições climáticas, certo? E são esses momentos que temos a certeza de que a rotina para a criança é necessária, pois ela distinguirá a regra da exceção.
Mas, se algo saiu do planejamento, pense pelo lado positivo: você ganhou uma oportunidade de trabalhar a F.R.U.S.T.R.A.Ç.Ã.O. Afinal, a vida real é recheada desse sentimento, não é mesmo? Mas, esse é assunto para um novo artigo!
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