Cuidados essenciais ao visitar um recém-nascido

A chegada de um bebê é um momento de grande alegria e emoção para toda a família. Por isso, a visita a é uma oportunidade única para compartilhar esse momento especial. Mas, esse momento também exige cuidados essenciais ao visitar um recém-nascido. Por isso, reunimos aqui algumas dicas a serem seguidas ao visitar um bebê nos primeiros dias de vida, a fim de  garantir a saúde e o bem-estar.

Higienização das mãos

Ao chegar para visitar um recém-nascido, a primeira precaução é lavar bem as mãos. Utilize sabão  e água por pelo menos 20 segundos. Se preferir, o álcool em gel  é também uma ótima alternativa. Lembre-se que as nossas mãos carregam sujeiras e germes, e a pele sensível do bebê é mais sensível à alergias e infecções.

Não visite se estiver doente

Caso esteja doente ou apresentando sintomas como tosse, resfriado ou febre, adie a visita, pois recém-nascidos têm o sistema imunológico delicado, e mesmo uma doença leve pode representar um risco significativo para eles. Respeitar a saúde do bebê é a maior demonstração de carinho que se pode oferecer.

Não beije o rosto do bebê

Mesmo que seja quase irresistível, não faça isso, pois a pele do recém-nascido é delicada e sensível, e beijos podem transferir germes, vírus ou bactérias que podem causar infecções.

Não exagere no perfume

Se cheiros fortes já incomoda nós adultos, imagine um recém-nascido! Então, evite o uso de perfumes, loções ou produtos fortemente perfumados ao visitar um recém-nascido, porque eles têm um olfato sensível.

E não para por aqui. Ainda tem outros cuidados essenciais ao visitar um recém-nascido.

Respeite os horários de sono e alimentação

Os primeiros dias e semanas da vida de um recém-nascido são muito importante para o desenvolvimento, por isso é importante respeitar os horários de sono e alimentação estabelecidos pelos pais é fundamental.

Além disso, evite visitas prolongadas, especialmente durante os momentos reservados para alimentação ou sono do bebê. Pense também na mamãe, que está cansada e se adaptando a nova rotina.

Esteja atento aos sinais de desconforto

Ao segurar o bebê, esteja atento aos sinais de desconforto. Se o bebê começar a chorar ou mostrar sinais de irritação, é importante devolver para os pais, pois as vezes o bebê está cansado de ficar na mesma posição ou pode está com fome.

Evite fumar antes da visita

Se você for fumante, evite fumar antes de visitar um recém-nascido, pois a exposição ao fumo passivo pode aumentar o risco de doenças respiratórias e infecções nos primeiros meses de vida.

Enfim…

Visitar um recém-nascido é uma experiência maravilhosa que requer cuidado, sensibilidade e respeito. Portanto, ao seguir esses cuidados essenciais ao visitar um recém-nascido você estará contribuindo para a saúde do bebê. Lembre-se, a segurança e o conforto do recém-nascido devem sempre ser a prioridade máxima durante as visitas.

Algumas mamães enviam para familiares e amigos próximos algumas recomendações. Outras sentem-se envergonhadas de solicitar alguns cuidados, pois têm receio de chatear as pessoas. E você? O que acha? Mandaria algumas recomendações ou confiaria no bom senso das visitas?

Leia também: A importância do apoio no Puerpério

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *