Benefícios da natação na infância

Os benefícios da natação na infância são inúmeros, pois unem aspectos físicos, mentais e até mesmo emocionais. Além de ser uma habilidade de sobrevivência, essa atividade  é considerada uma das mais completas. Por isso, os pediatras recomendam e autorizam a prática ainda nos primeiros meses de vida. Vejamos alguns desses benefícios e decida se vale a pena inserir esse esporte na rotina de seu filho.

Leia também: Rotina para crianças: é mesmo necessário?

Aumento da imunidade

A prática regular da natação faz o corpo da criança funcionar como uma grande engrenagem, pois ativa várias áreas do corpo ao mesmo tempo. Uma dessas áreas é o sistema cardiorrespiratório, melhorando principalmente a função pulmonar. Por isso, é comum ouvir que a natação é um excelente remédio para os asmáticos.

Melhoria da coordenação Motora

A natação é uma atividade que envolve movimentos coordenados de braços, pernas e respiração. Essa combinação contribui para o desenvolvimento da coordenação motora das crianças, aprimorando sua habilidade de controlar os movimentos do corpo de maneira eficiente.

Fortalecimento muscular

A natação ativa diferentes grupos musculares, o que promove o fortalecimento muscular geral, e automaticamente, promove o desenvolvimento saudável dos ossos.

Previne acidentes

Que a criança é curiosa, não é novidade para ninguém! Ao ver uma água, muitas chegam bem perto. Outras arriscam entrar para pegar algum objeto, por exemplo, ou mesmo caem por acidente dentro de uma piscina. Por isso, um dos primeiros exercícios ensinados para os pequenos é justamente de boiar com a barriga para cima e pedir socorro.

Mas, cuidado! O fato de a criança saber nadar, não é motivo para deixá-la sozinha em ambientes aquáticos. O risco é grande e afogamentos acontecem em questão de minuto.

Melhora a qualidade do sono e estimula o apetite

Com o gasto de energia e calorias o sono será mais tranquilo, pois a criança sentirá a necessidade de dormir mais cedo. Além disso, o apetite é estimulado, pois naturalmente o corpo sentirá necessidade de alimentar para repor a energia gasta na prática do esporte.

São muitos os benefícios da natação na infância, não é mesmo? Mas não para por aqui! Ainda podemos listar mais algumas vantagens da prática desse esporte.

Estímulo cognitivo

A aprendizagem de técnicas de natação e a coordenação necessária para a prática estimulam o cérebro, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo das crianças. A atividade aquática envolve a execução de movimentos específicos e a compreensão das técnicas, promovendo a agilidade mental.

Incentiva o convívio social

E por último, mas não menos importante na lista de benefícios da natação na infância: o convívio social! Na maioria das vezes, a natação acontece em pequenos grupos e propõe atividades interativas e até mesmo de competições. Tais atividades contribuem para o desenvolvimento social, pois promovem a conversa, o trabalho em duplas ou mesmo em equipe. Todos esses fatores ainda promovem a autoconfiança.

Qual é a melhor idade?

De modo geral, os médicos autorizam a partir dos 6 meses, idade que o bebê já tomou as principais vacinas. É importante conversar com o seu médico de confiança e avaliar a academia. Busque recomendações, faça uma aula experimental e certifique-se de que os profissionais são qualificados para ensinar o seu filho.

A natação ainda nos primeiros anos de vida, além de todos os benefícios já citados, ainda favorece o vínculo afetivo e cria boas memórias afetivas, pois o responsável pela criança deve entrar junto com ela. Ao investir no aprendizado da natação desde cedo, os pais, sem dúvida, estão contribuindo para o crescimento saudável de seus filhos. E então? Conhecer os benefícios da natação na infância ajudou a escolher e decidir pela prática desse esporte?

Leia também: Memórias afetivas: como criar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *