Está à procura de um esporte para o seu filho? Tem interesse em alguma luta, mas tem dúvida sobre os benefícios das artes marciais na infância? Se a sua resposta foi sim, não deixe de ler esse texto até o final!
As artes marciais, de modo geral, abrangem todas as lutas individuais, que se desenvolveram no Oriente. É um esporte milenar que promove muito além dos benefícios físicos, pois incorpora o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. As mais conhecidas são o judô, taekwondo, jiu-jitsu, kung fu, karatê muay thai, que ganharam espaço e adaptações em todo o mundo. Apesar de cada uma delas possuírem suas particularidades, elas compartilham de benefícios em comum, principalmente na infância.
Defesa pessoal
Quando falamos de defesa pessoal, pensamos logo na defesa física. No entanto, durante as aulas serão trabalhadas não somente técnicas corporais, mas também técnicas de autocontrole, ensinando à criança a resolução de problemas de forma pacífica.
Resistência muscular
Todas as lutas exigem esforço e muitos movimentos coordenados, por isso, os exercícios executados durante as aulas promovem o fortalecimento da musculatura, para que tais movimentos sejam executados de forma eficaz.
Autoconhecimento corporal
As artes marciais ajudam a criança a perceber os movimentos do próprio corpo e a testar o limite físico dos seus movimentos. Mas, tais movimentos não estão sozinhos, pois a execução dos membros e musculatura, estão diretamente ligados ao desenvolvimento mental. Logo, chamamos todo esse conjunto de consciência corporal.
Disciplina
Só alcança sucesso na aprendizagem quem se esforça, quem possui um ritmo de treino e quem busca aprender com as próprias limitações e erros. Isso serve para todas as áreas da vida, inclusive a prática de um esporte. E, esses conceitos, são trabalhados de forma clara e efetiva nas artes marciais.
São muitos os benefícios das artes marciais na infância, não é mesmo? Mas, ainda podemos listar mais um!
Respeito ao próximo e controle das emoções
As lutas individuais levam a criança a se colocar no lugar do outro, a respeitar o limite do próximo e a entender que os demais colegas são indivíduos com pensamentos diferentes, mas que merecem ser tratados com respeito.
Mas, será que a luta incentiva a violência?
A prática de qualquer luta na infância causa muita controvérsia e divide opiniões. Muitos acreditam que as artes marciais podem contribuir para o aumento da agressividade, principalmente na infância. Mas, segundo muitos especialistas, o efeito é justamente o oposto, uma vez que a empatia e o domínio próprio é a base para o ensinamento de qualquer uma das lutas ocidentais.
Se você tem alguma dúvida sobre o assunto, procure o pediatra de sua confiança e troque ideias. Além disso, vá até uma academia competente e converse com o professor de artes marciais. Apresente abertamente seus questionamentos. Aproveite e agende uma aula experimental!
Você pode se interessar: Benefícios da natação na infância

