A renomada trilogia O Senhor dos Anéis, Tolkien é um livro de fantasia que foi escrito entre 1937 e 1949. Essa trilogia narra o conflito entre o bem e o mal que se alastra pela Terra-média, que envolve raças de diferentes povos, como humanos, elfos, ents, hobbits e anãos contra os orques e outros seres malignos.
É importante dizer que a história de O Senhor dos Anéis é uma continuação do livro O Hobbit, do mesmo autor, escrito em 1937. Assim, o objetivo é evitar que o tão cobiçado anel do poder, retorne para as mãos do Senhor Sombrio, Sauron.
Linguagem de Tolkien em o Senhor dos Anéis
O escritor inglês faz uso de uma rica linguagem em O Senhor dos Anéis. Logo, os fatos são narrados com muitos detalhes, o que leva o leitor a se envolver e a imaginar cada cena narrada.
O vocabulário é excelente e acrescenta novas palavras a cada parágrafo. Mas, essa linguagem tão rebuscada também indica que a trilogia não é para leitores iniciantes. Isso significa que se seu filho ainda não tem gosto para leitura, o indicado é começar por livros menos densos. Dessa forma, um bom começo pode ser O Hobbit, que apesar do mesmo estilo literário, apresenta uma história mais curta, o que pode ser um ponto motivador.
Filmes
Existem três filmes da trilogia do O Senhor dos Anéis, assim como do Hobbit. De modo geral, as produções são boas, pois retratam muitos detalhes dos livros, mas, como todo filme, não consegue ser fiel, nem mesmo mostrar cena por cena.
Assim, sempre opte por fazer a leitura primeiro, ou ouvir em audiobook, para depois assistir aos filmes. Dessa forma, a experiência da leitura não será comprometida, nem causará desânimo na criança em relação à leitura, uma vez que os expectadores recebem do filme uma versão resumida, mas com os pontos principais.
Dica: programe uma sessão de cineminha em família
Filmes são sempre ótimos programas para serem feitos em família. Emende a leitura de O Senhor dos Anéis, Tolkien, com boas sessões de cineminha em família. Organize um delicioso lanche, prepare o ambiente e desfrute desse momento. Lembre-se que é na simplicidade que as melhores memórias afetivas são criadas.
Você pode gostar de: Memórias afetivas: como criar?
Indicação de idade
De modo geral, a indicação da trilogia O Senhor dos Anéis é para adolescentes a partir de 12 anos. No entanto, é comum ver crianças de apenas 8 anos envolvidos com a literatura fantástica de Tolkien. Mas, isso acontece quando o incentivo se inicia desde cedo. Para isso não deixe de ler:
Valores encontrados em O Senhor dos Anéis
Além da boa linguagem e do excelente enredo, a narrativa ensina muito sobre o perigo da ganância e da busca cega pelo poder, que na verdade são temas que podemos levar para a vida pessoal e profissional. Aproveite a oportunidade para ensinar à criança que metas e objetivos de vida não são sinônimos de ganância desenfreada.
Incentive a leitura de seu filho! Converse com ele sobre o livro que ele está lendo! Pergunte e mostre interesse! Crianças gostam de compartilhar as próprias experiências. Além disso, esse hábito cria segurança na relação entre pais e filhos, pois a criança entende que ela pode compartilhar qualquer assunto com os pais. Experimente e boa leitura!

