Como incentivar o gosto pela leitura desde a infância

exibir uma criança lendo

Quem não deseja ver seus filhos apaixonados pela leitura desde pequenos? A leitura é uma habilidade fundamental que não apenas amplia o conhecimento, mas também estimula a imaginação e promove o desenvolvimento cognitivo desde os primeiros anos de vida. Por isso, incentivar o gosto pela leitura desde a infância é um investimento valioso para o futuro intelectual e emocional de uma criança.

Mas, como todo o hábito precisa ser incentivado e ensinado por adultos. Por isso, separamos para você algumas dicas para você iniciar agora com os seus filhos e garantir o gosto por boas literaturas.

Leitura na gestação

Muitos podem achar bobagem, mas existem várias pesquisas publicadas que afirmam que a partir da 20ª semana de gestação o bebê já ouve dentro do útero. Não importa qual seja o livro! Ainda que seja uma leitura profissional, leia em voz alta. Assim, o bebê ouvirá a sua voz e ao nascer reconhecerá facilmente o som.

Leitura em voz alta

Crie o hábito de ler para seu bebê antes das sonecas e antes do sono noturno. Além de ajudar na rotina do sono, você estará contribuindo para a formação intelectual e emocional de seu filho. Até os 4 anos invista em livros com bastante imagens. Aos poucos, acrescente leituras com mais textos. Crianças amam ouvir histórias e além disso, a leitura em voz alta é um momento perfeito para criar ótimas memórias afetivas.

Você pode interessar: Memórias afetivas: como criar?

Vá à biblioteca

Outro hábito que deve ser cultivado são as visitas à biblioteca pública local. Deixe a criança manusear os livros e escolher alguns para pegar emprestado e levar para casa. Nessa simples atitude você poderá ensinar os cuidados que devemos ter com coisas que não são nossas; pode ensinar a escolher boas literaturas e, pode ensinar sobre a responsabilidade de devolver os livros na data correta.

Seja o exemplo

Se quer bons hábitos para seu filho, pratique! O exemplo é a base para a criação dos filhos, de modo geral, e não é diferente quando o assunto é leitura. Leia! Comente com seu filho sobre a sua leitura pessoal: fale do assunto do livro, das partes que gostou, daquelas que não gostou tanto. Seu filho, ainda que pequeno, se interessará pelos seus comentários e aprenderá a se expressar quando estiver lendo ou ouvindo algumas história.

Compre livros

Sabe aquelas idas ao shopping? Aproveite esses passeios e visite uma livraria. Deixe a criança folear e manusear os livros. Caso ela se interesse por algum, pense na possibilidade de adquirir. Isso porque, muitas vezes, o valor dos livros na internet é bem inferior. Se for o caso, mostre a criança o livro pelo site e diga a ela que chegará em sua casa. Mas, se a diferença for pequena, vale a pena comprar.

Crie em casa um ambiente literário

Desde pequenos você pode ir montando uma pequena biblioteca acessível à criança, para que ela possa manusear os livros quando quiser. Separe um canto e organize os livros adquiridos em uma estante. Se o local permitir, coloque perto puffs confortáveis e boas almofadas para a criança deitar e se sentir à vontade na hora da leitura.

Audiobook

Sabemos que na correria do dia a dia não é possível colocar em prática todas as dicas.. Mas, você pode otimizar o seu tempo com audiobooks. Encontramos nas plataformas como Amazon Music (https://www.amazon.com.br/music/prime/?_encoding=UTF8&ref_=sv_dmusic_2 )e Spotify (https://www.spotify.com/us/audiobooks/) inúmeros audiobooks infantis e de boa qualidade. Aproveite o tempo no trânsito para ouvirem uma história.

E então? Gostou? Incentive a leitura do seu filho!

Talvez você se interesse por: Heidi, a menina dos Alpes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *