Identificar o choro do bebê pode ser desafiador, mas é possível desenvolver essa habilidade com o tempo. Aos poucos, os papais de primeira viagem conseguem assimilar o choro com o momento do bebê, que pode ser fome, cansaço, cólica, entre outros motivos. Mas, como identificar o choro do bebê? Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar:
Fome
Choros de fome geralmente são mais agudos e persistentes, pois termina apenas quando a barriguinha do seu bebê estiver cheia. Mas, se o bebê já foi alimentado recentemente e o choro persistir, pode haver outra causa.
Fralda suja
O choro devido a uma fralda suja muitas vezes é acompanhado por movimentos inquietos, dos braços e das perninhas. Assim, verifique a fralda e troque-a, se necessário.
Sono
O choro de sono pode ser mais lento e sonolento. Se o bebê está esfregando os olhos ou bocejando, pode ser um sinal de cansaço. Não caia no mito de que quanto mais tempo acordado durante o dia, mas o bebê dormirá durante a noite, pois na verdade, é o oposto. Rotina de sono é ensinada desde sempre!
Você pode se interessar: Rotina para crianças: é mesmo necessário?
Dor ou desconforto
Um choro devido a desconforto ou dor pode ser agudo e repentino. Verifique se não há nada incomodando o bebê, como uma etiqueta irritante ou algo apertando. Pode ser também cólica, principalmente nos 3 primeiros meses. Normalmente, quando o bebê sente cólica, ele fica se contorcendo e movimentando as pernas.
Tédio ou excesso de estímulos
Alguns bebês choram quando estão entediados ou estão muito estimulados. Tente brincar, cantar ou falar com o bebê para ver se o choro diminui. Ou, se perceber cansaço, encerre as brincadeiras e tente colocá-lo para dormir.
Necessidade de colo
Às vezes, os bebês choram porque precisam de conforto. Pegar o bebê, balançar suavemente ou oferecer carinho pode ser reconfortante. Muitos profissionais e pais, afirmam que não é bom acostumar o bebê com colo, mas pense por outro lado: tudo é novo para o bebê! Ele pode sentir medo ou assustar com algum barulho. Se nós, adultos, gostamos de um colo de vez em quando, imaginem o bebê?
Problemas de saúde
Se o choro persistir e você não conseguir identificar a causa, é possível que haja um problema de saúde. Consulte um médico se estiver preocupado.
Lembre-se de que cada bebê é único, e essas são apenas dicas gerais. Com o tempo, você provavelmente desenvolverá uma compreensão mais intuitiva do choro do seu bebê. Observar padrões, prestar atenção aos sinais de fome, sono, desconforto e aprendizado gradual são chaves para entender as necessidades do seu bebê.
Leia também: A importância do apoio no Puerpério

