O Crossfit, originalmente conhecido como um programa de treinamento para adultos, tem evoluído ao longo dos anos e tem ganhado popularidade como uma atividade física para crianças. Embora muitos ainda associem o Crossfit a treinos intensos para adultos, a adaptação desse esporte para o público infantil tem mostrado benefícios significativos no desenvolvimento físico e mental das crianças. Mas, será que de fato o Crossfit é um esporte para crianças? Vejamos…
Adaptação ao universo infantil
O Crossfit para crianças não é simplesmente uma versão reduzida dos treinos destinados aos adultos. Ele é projetado de forma diferente para o público infantil, pois foca no desenvolvimento físico, cognitivo e social dos pequenos, sem comprometer a saúde, seja ela corporal ou mental.
Logo, é muito importante entender que o Crossfit infantil não busca criar atletas profissionais, mas sim promover um estilo de vida ativo e saudável desde a infância. Por isso, as sessões são planejadas de forma lúdica, incorporando jogos e atividades que desafiam as crianças de maneira divertida.
Desenvolvendo a consciência corporal
O programa de treinamento para crianças prioriza o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade, favorecendo a consciência corporal das crianças. Dessa forma, exercícios específicos são adaptados para atender às necessidades e limitações das crianças em crescimento, garantindo que o treinamento seja seguro e benéfico. Além disso, o foco é colocado na técnica adequada, ensinando às crianças movimentos fundamentais de forma progressiva.
Para além dos benefícios físicos
Além dos benefícios físicos, o Crossfit infantil também visa fortalecer habilidades mentais. Através de desafios que envolvem raciocínio lógico, tomada de decisões rápidas e trabalho em equipe, as crianças desenvolvem habilidades cognitivas importantes. Lembra que crianças, desde novas amam desafios e na verdade, precisam deles como estímulos para vencer os próprios limites e medos. Logo, pode-se afirmar com toda certeza, que a prática desse esporte contribui diretamente para o desenvolvimento da autoestima da criança.
Leia também: Benefícios da natação na infância
Mas, mesmo com todos os benefícios citados até agora, dá para afirmar que o Crossfit é um esporte para crianças?

Desenvolvendo a socialização…
É muito comum ouvir diversas pessoas dizerem que criança tem que socializar para ter um bom desenvolvimento. Se você concorda com essa afirmação, não tenha dúvida que a prática desse esporte irá contribuir e muito para isso. Sabe por quê?
Ao participar de sessões regulares de Crossfit a criança criará um senso de comunidade com outras crianças e até mesmo com os adultos, incentivando a amizade e o trabalho em equipe. Ademais, as crianças aprendem a respeitar regras e a lidar com desafios de maneira construtiva, habilidades cruciais que se estendem para além do ambiente esportivo.
Observe a segurança
Ao escolher um esporte para seu filho, seja ele Crossfit ou outra modalidade, lemre-se de que a segurança é sempre prioridade. Por isso, agende uma aula experimental, observe os treinadores, converse com eles e esclareça todas as suas dúvidas. Se ainda restou alguma dúvida sobre o condicionamento físico, converse com o pediatra de sua confiança. Além disso, observe a parte física e estrutural da academia.
Qual a idade certa?
Por ter treinos com alguns materiais, como corda e pesos, o ideal é que a criança inicie a partir dos 7 anos de idade, onde a coordenação motora fina e grossa já estarão em um nível de desenvolvimento satisfatório.
Criando memórias afetivas com seu filho!
Sabia que já tem no mercado diversas academia que oferecem essa modalidade junto com os pais? É isso mesmo! Você pode malhar junto com seu filho e ainda criar várias memórias afetivas durante esses momentos. Agora você também não terá mais a desculpa de não malhar porque não tem como deixar o filho em casa sozinho, certo?
Leia: Memórias afetivas: como criar?
Enfim…
Os benefícios do Crossfit para crianças estabelecem hábitos saudáveis desde cedo e contribui para a formação de adultos ativos e conscientes de sua saúde. Além disso, o Crossfit infantil pode servir como um catalisador para o desenvolvimento de paixões esportivas que durarão por toda a vida.
Gostou? Deixaria seu filho realizar essa modalidade de esporte? Deixe a sua opinião nos comentários!
Leia também: Os benefícios das artes marciais na infância

