Crianças no museu: por que levar?

Muitas pessoas gostam de visitar um museu, mas muitas outras ficam na dúvida de de fato é um local apropriado para crianças. Isso porque, temos enraizados em nossa cultura que museu é local silencioso, onde não pode ter conversas. E você? O que pensa? Crianças no museu: por que levar?

Apesar de todo esse imaginário rígido, percebemos um grande esforço por parte dos museus em adaptar diversas atividades para o público infantil. Além disso, muitos deles oferecem atividades interativas, que sem dúvida, são as preferidas dos pequenos. Pensando nisso, separamos alguns itens que nos ajuda a entender a importância de levar as crianças aos museus.  Vejamos:

1. Desenvolvimento cultural

Os museus de todo o país recebem várias exposições, seja de quadro, escultura, coleções diversas, fotografias. Tudo isso, leva a criança a observar outro universo e muitas vezes, como as fotografias, a realidade de outras culturas. Logo, a exposição das crianças a esses ambientes contribui para o desenvolvimento cultural e social, além do desenvolvimento cognitivo.

2. Obediência aos comandos

Para o bom andamento dos museus e preservação das obras, são colocados limites na interação. Basta observar as instruções: a linha amarela indica que não pode ultrapassar; já a placa de silêncio informa que naquele ambiente não se deve conversar; e ainda têm as placas informando que não pode tocar e outras dizendo que a interação é autorizada.

Tudo isso ensina a criança a se comportar em cada ambiente. Assim, os pais ou responsáveis têm a oportunidade de explicar que existem regras e que elas devem ser cumpridas para que todos os visitantes consigam usufruir de uma boa visitação.

3. Memórias afetivas

Museus são ótimos lugares para passear, conversar e instigar a curiosidade da criança por meio de perguntas intencionais. Então, quando fizer esse passeio, vá sem pressa, observe, pergunte à criança o que ela acha, o que ela vê em uma pintura, por exemplo. Essas pequenas atitudes contribuem para criar memórias afetivas. Lembre-se que essas memórias são levadas por toda a vida.

Leia: Memórias afetivas: como criar?

Enfim…

Mesmo que, infelizmente, muitas pessoas ainda tenham uma visão equivocada de uma visita ao museu, leve seu filho  sim! A criança tem uma curiosidade natural, basta ter espaço e oportunidade. Tudo é aprendizagem!

Não desanime se alguém olhar de forma diferente para você e sua família: tenha em mente que você está educando e ensinando e isso dá trabalho! Por isso, passeie com seu filho, converse com ele, escute-o e crie boas memórias. Lembre-se: eles serão crianças apenas uma vez.

E então: crianças no museu: por que levar? Pergunta respondida com sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *