A vida conjugal após o nascimento dos filhos

A chegada de um bebê altera toda a rotina de uma casa, não é mesmo? O sono é alterado, a alimentação muda, os horários antes bem estabelecidos parecem sair fora do controle. E nesse turbilhão de mudanças, surge um grande questionamento: como fica a vida conjugal após o nascimento dos filhos?

Pensando nisso, preparamos um breve texto para auxiliar os novos papais e mamães a se adequarem à nova realidade com mais leveza. Leia até o final, e se puder, deixe o seu comentário.

Calma, tudo vai passar

A primeira coisa que temos que ter em mente é: eles não serão bebês para sempre. Ainda que as noites sem dormir e o choro de cólica seja enlouquecedor, pense nos aspectos positivos: o cheirinho do bebê; a segurança que ele sente ao carregá-lo no colo; o primeiro sorriso… enfim, tudo isso passa, e de forma muito veloz. Então, quando tiver a sensação de que o mundo virou de cabeça para baixo, foque nesses aspectos.

Viva o puerpério

Mamãe, use o primeiro mês para focar em você e nos cuidados com o bebê. Lembre-se que o seu corpo ainda está se adaptando as novas mudanças, inclusive os seus hormônios estão em níveis desregulados. Isso significa, que um misto de sentimentos invadiram a sua mente. tudo isso quer dizer que a roupa pode esperar um pouco e que se não deu para fazer o almoço, não tem problema comer um sanduíche natural. Entende, simplifique o que der e não seja escrava de sua rotina anterior.

Já você, papai, auxilie no que puder: seja a noite com o bebê; seja cuidando dos outros filhos, se tiverem; ou quem sabe lavando a louça. às vezes, nenhuma tarefa dessa será necessária, então ceda o seu tempo e o seu ouvido, pois às vezes, a mãe precisa apenas de ser ouvida.

Retome a rotina aos poucos

Passado os primeiros dias e quando se sentir melhor fisicamente, estabeleça quais momentos da rotina são prioridades para reiniciar. Anote e vá com calma. O ideal é que conclua uma por vez, pois tentar voltar com tudo de uma vez, pode gerar uma grande frustração.

Lembre-se de incluir aos poucos a rotina do bebê, como horário das sonecas, os rituais de banho e sono noturno. Assim, desde novo ele se adaptará ao ritmo da família.

Casal feliz, família feliz

A sua família cresceu! Vocês estão recebendo em seus braços o maior presente da vida! Então cuide! Mas, esse cuidado inicia na base familiar. Se os pais estão bem, caminhando juntos, buscando auxílio mútuo, essa fase cansativa passará de forma leve. Mas, do contrário, será quase como um trauma.

Priorize o seu relacionamento. Saiam, com o bebê, para uma sorveteria ou um almoço fora. Lembre-se que apesar de cansativo, bebês pequenos passam grande parte do dia dormindo. Se não querem sair, peça um lanche à  e assistam juntos um filme, mesmo que vocês pegarão no sono nos primeiros quinze minutos. Durante o dia, envie mensagens amorosas. São ações simples, mas que fortalecem o vínculo entre o casal.

E reforçando: eles serão bebês apenas uma vez e ao final de tudo, vocês sentirão falta dos dias mais comuns. Por isso, viva cada momento único! A chegada de um bebê não atrapalha o casamento, pelo contrário: sela e fortalece o vínculo e o amor.

Não deixe de ler: 4 filmes que todo casal deve assistir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *